COMO IMPRIMIR EM IMPRESSORA USB (ou uma impressora desconhecida pelo programa)

Vá em Seleção / Seleção Impressora (O caminho mais curto é digitar ALT O e o número 5).

Teclando enter no item Impressora vai aparecer a impressora atualmente selecionada.

O programa inicialmente vem configurado com a impressora Padrão que é para ser usada quando a impressora a ser usada for uma matricial.

Teclando enter no nome da impressora um quadro com várias impressoras será mostrado. Para as impressoras ligadas na porta USB deve-se escolher a impressora NAO DOS colocando a letra S (sim) na coluna Ativa ao lado do nome NAO DOS. Se a impressora que vai ser usada estiver conectada ao micro que vai ser usada para imprimir (chamamos de impressora local) e estiver conectada ou na porta paralela ou porta serial pode-se marcar com S em outra impressora que esteja na lista ou criar uma nova impressora desde que tenha o manual dela e veja quais os comandos usados para reduzir os caracteres

Caso não tenha selecionado a impressora NAO DOS preferindo usar uma das impressoras da lista é necessário então configurar a porta de saída. Deve-se então informar com a letra L (local) ou R (rede) onde se encontra a sua impressora. Se ligada no micro onde estiver trabalhando será Local caso contrário Rede. Não fazendo isso pode acontecer um erro na hora da impressão se a impressora estiver na rede e foi mantido como local. Estando Local deve-se também informar o número da porta da impressora paralela (LPT) que quase sempre é 1. No caso de uma impressora serial deve-se deixar a LPT com zero e informar qual o número da portas serial (COM) que a impressa esta conectada. Deixando as duas LPT e COM com 0 pode-se criar um nome de um arquivo e ao invés de enviar para a impressora o programa enviará o dados para esse arquivo.

 

Após selecionar a impressora NAO DOS va configurar como deseja que a impressão apareça.

Respondendo Sim na pergunta abaixo antes da impressão será mostrado o quadro com todas a impressoras existentes e configurada no computador. Nesse caso poderá selecionar qual delas deseja usar. Respondendo Não será usada a impressora que estiver selecionada como padrão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A segunda pergunta é se deseja ver no vídeo antes da impressão o texto a ser impresso. Respondendo Sim será mostrado o texto e para mandar para a impressora é necessário clicar no desenho de uma impressora que aparece no canto superior direito. A vantagem é que esse modo que tendo uma pré visualização do que vai ser impresso pode-se cancelar a impressão sem gastar folha de papel. Respondendo Não a impressão será de imediato.

 

A terceira pergunta é se deseja criar uma cópia da declaração em formato TXT. Respondendo Sim será criado um arquivo com os 8 primeiros nós do CPF e a extensão txt. A sua utilidade é para por exemplo; enviar uma copia do que foi feito para o contribuinte e estando o e-mail para o envio configurado, e também o contribuinte tendo seu e-mail anotado na declaração o programa após a impressão perguntará se deseja enviar esse texto para o e-mail dele. Outra utilidade de fazer essa cópia é de pode editar esse texto criado e selecionar uma parte da declaração para enviar para outra pessoa que não faça a declaração.

Por exemplo: Vários irmãos que receberam uma herança. Pode-se assim copiar o texto usado na descrição do bem herdado editar esse trecho e enviar para todos manter a mesma descrição.

Estando configurado deve-se para imprimir no item Impressão e impressão novamente.

Nesse caso vai imprimir o texto conforme a seleção dos itens escolhido. Veja que na parte inferior da tela repete essas palavras.

Não deve ser confundido com o item como mostrado abaixo o imp Não Dos.

Essa opção é para ser usada quando deseja economizar tempo para imprimir novamente o mesmo texto anterior. Não existindo texto anterior será dada uma mensagem que é necessário configurar o NAO DOS antes de imprimir.